Fan Page Vida de Noiva Link3 Link4 Link5 Image Map

A mulher e a Bíblia: Débora_Fé, Força e Coragem.

Olá meninas, hoje tem a minha coluna preferida "A mulher a Bíblia", já faz algum tempo que eu queria falar sobre Débora, mas acabei deixando pra depois. Hoje, pesquisando mais sobre ela, encontrei um texto (um pouco extenso, mas vale a leitura) que traduz exatamente aquilo que eu queria escrever. Então vamos lá?

Débora, Uma Mãe em Israel
Algumas pessoas são líderes improváveis. Superficialmente, elas parecem não ter as características que geralmente associamos com grandeza e poder. Mas são essas pessoas que geralmente possuem um grande diferencial: Fé em Deus. Como foi o caso de Davi, um menino pequeno, que pela fé derrotou um gigante e venceu exércitos.
Na época dos juízes, uma mulher chamada Débora tornou-se líder de Israel. Pelos nossos padrões, ela também era uma candidata improvável para essa tarefa tão relevante. A Bíblia fala pouco sobre suas credenciais, a não ser que era esposa e mãe (Jz 4.4; Jz 5.7), o que não a qualificava para dirigir um país. Porém, Débora tinha a mesma vantagem que Davi: ela tinha fé em Deus. Numa época em que Israel andava aos tropeços e cada homem fazia aquilo que parecia certo aos seus próprios olhos (veja Jz 17.6; Jz 21.25), Deus escolheu uma mulher de grande fé que estava disposta a segui-lo em obediência.

Seu feito mais conhecido ocorreu quando os israelitas clamaram a Deus por libertação depois de vinte anos de opressão sob o jugo de Jabim, rei de Canaã. O poderoso Jabim tinha 900 carros de ferro e governava a partir de Hazor, no Norte de Israel. Débora, que vivia no Sul, fora de Jerusalém, nas regiões montanhosas de Efraim, convocou Baraque, da tribo de Naftali, da região de Hazor. Quando Baraque chegou, Débora corajosamente transmitiu-lhe o plano de Deus: “Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos” (Jz 4.6-7).

Baraque estava disposto a obedecer, mas insistiu que Débora fosse com ele. Ela concordou, porém disse a Baraque que assim ele cederia a uma mulher a honra de capturar Sísera. Naquele dia Deus sustentou Israel, como Débora sabia que Ele faria. O Senhor enviou uma chuva torrencial que inundou o ribeiro Quisom e fez com que a armada aparentemente invencível de Sísera atolasse na lama. Este fugiu e foi engodado por Jael, outra mulher, que cravou uma estaca de tenda em sua cabeça e o matou. Dessa maneira, Deus libertou Israel.
Mais tarde, Débora escreveu um belo cântico (Jz 5) que exalta a Deus e revela muito sobre sua própria pessoa. Ela era uma mulher de profunda fé e grande discernimento espiritual. Havia avaliado a sombria situação de seu país com perspicácia (Jz 5.6-7), compreendeu o motivo da decadência (idolatria, v.8) e assumiu a responsabilidade pela nação (vv. 7,12). Ela tinha tanta autoridade que, quando convocou Baraque, ele veio imediatamente sem questionar sua autoridade ou suas instruções. Débora é a única mulher na Bíblia que não apenas governou Israel como também deu ordens militares a um homem, e isso com a bênção de Deus.

É interessante observar que não há evidência bíblica de que Débora tenha usurpado a autoridade masculina. É triste dizer que, provavelmente, existia pouca autoridade masculina fiel a Deus naqueles dias. Israel estava em condição espiritual tão lamentável que Deus envergonhou a nação daqueles dias depositando o mais alto cargo de liderança nas mãos de uma mulher.
Hoje, vivendo em um mundo dirigido pelo sucesso e pelas realizações materiais, é fácil esquecer que Deus não deseja tanto as nossas habilidades, mas sim a nossa vontade, o nosso querer que vem da fé.Débora, era uma simples esposa e mãe, mas sua fé a tornou um vaso muito mais útil para o Senhor do que alguém poderia imaginar.

A Bíblia ensina que nosso tempo na terra é curto: “Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa” (Tg 4.14). Muitas pessoas podem abalar montanhas com suas credenciais e construir reinos com suas aptidões. Mas, no final, o que contará para a eternidade não será aquilo que realizamos com nossas habilidades, mas o que Deus fez através de nós por meio de nossa fé.

Texto: Lorna Simcox  (com adaptações) 

Meninas,eu sei que o texto já foi grande mas queria comentar algo aqui. 
Mesmo com as intensas lutas e dificuldades que passamos diariamente é de extrema importancia que não percamos a fé, pois com ela teremos força e coragem para lugar e vencer grandes desafios. Sejamos todas como Débora, uma mulher que fez história porque obedeceu a Deus, uma mulher de fibra que foi pra guerra e consquistou seu objetivo.
A Bíblia diz que "do Senhor e a Terra e toda a sua plenitude" se nós somos filhas e herdeiras de Deus, o melhor desta terra é nosso por direito, basta apenas tomarmos posse e ir a luta. Já é nosso, já é garantido. Assuma a postura de vencedora em Cristo, pois vcs nasceram pra vencer.
Beijos e espero que tenham gostado.
Gisele Santiago.

10

10 comentários :

Bell disse...

Que o espírito de fé esteja sempre conosco!
Se nessa manhã sentires
um toque refrigerando sua alma...
Sorria! O Senhor está cuidando de ti.

bjokas =)

Suellen Machado disse...

Lindo post, texto bem explicativo,
acho válido dizer que assim como Débora ás vezes na nossa casa temos que ter a fé q falta no marido, e vice versa né?
Adoro esses posts seus, ansiosa pelo próximo!

http://morenaemoderna.blogspot.com.br/

Graziele E Rafael disse...

Oiii Gi!!
Acho tão lindo esses posts... Ameiii, e temos que ter a sabedoria de Débora...
Estamos neste mundo de passagem, é dificil entendermos isso...

Beijinhosss!

http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

rosy souza disse...

Oi amiga!!
amo seus posts bíblicos, que você continue sendo essa mulher sábia que é!!
to te seguindo xero
http://www.meucasamentoperfeito1.blogspot.com.br/

Mayrlla Lorrane disse...

Gisa lindoooo o texto, devemos sim aprender com as mulheres de fé que Deus nós deixou como exemplo. Bjs

lorraneejunior.blogspot.com.br

Giovana Souza disse...

Giiisaaaaa, que passagem linda!
Nunca deixemos que nossa Fé seja abalada mesmo diante de qqler dificuldade seja ela pequena ou grande ...o importante é acreditarmos no tempo de Deus!

Gessica Morais (Kinha) disse...

Mensagem linda flooor!]

Beijo
;)
www.umalindapromessa.com

Apenas Três Palavras disse...

Gisaaaa, que mensagem linda!
Porque não devemos nunca perder a fé! Acho que foi pra mim esse recado, rsrs!
Ah, e faz tanto tempo que eu não venho aqui que só agora vi o layout novo e adorei! Ficou lindo!
Mil beijos!
Ari
www.apenastrespalavras.com.br

Karoline Santos disse...

Gisa, por acaso, resolvi por em dias as visitas e acabei começando pelo seu e 'nooossa!' mais uma vez recebi uma resposta de Deus ... Te desejo bênçãos infinitas sobre sua vida e que o Senhor te conserve assim: sábia e edificadora!
Não sabia dessa sua nova coluna no blog, mas já estou amando e ansiosa pelo próximo!

Bjãao <3'

karolineronaldo.blogspot.com.br

Nise disse...

Nao podemos nunca perder a fé..apesar de ter dias que nao enxergamos um palmo de soluçao a nossa frente..entao temos que seguir com fe
bjo

Postar um comentário