Fan Page Vida de Noiva Link3 Link4 Link5 Image Map

A mulher e a Bíblia: Rute e Noemi_Uma amizade que abençoa.

    Oi amorinhas, hoje eu quero falar de nora e sogra, mas não vai ter nada de: "aquela bruxa se mete na minha vida", ou "aquela atrevida roubou meu filho", nem coisas do tipo. Falaremos sobre uma amizade verdadeira entre nora e sogra (sim, é possível! rsrs). As personagens da história de hoje chamam-se Noemi (a sogra) e Rute (a nora). Vamos conhecê-las?

No tempo dos juízes, existiu uma senhora chamada Noemi, esta era serva de Deus e tinha dois filhos, ambos se casaram com moças moabitas, terra onde eles habitavam. Após dez anos de casamento, os dois filhos de Noemi vieram a falecer, ficando ela somente com as noras Rute e Orpa.
Em uma época difícil, onde a fome e a seca dominavam Noemi decidiu voltar para Israel, sua terra natal. As noras de Noemi decidiram acompanhá-la, porém a senhora achou melhor que as jovens voltassem para as suas famílias, porque além de não terem marido, o tempo de seca as colocava em um cenário de dificuldade. As mulheres se despediram chorando, pois amavam muito a Noemi. Orpa seguiu de volta para a casa de seus pais, enquanto Rute decidiu ficar.

‘Não me faça abandonar você! Deixe-me ir junto. Aonde você for, eu irei também, e morarei onde você morar. Seu povo será meu povo, e seu Deus será meu Deus. Onde você morrer, eu também vou morrer, e lá serei enterrada.’ Rute 1:16-17.

Quando finalmente as duas chegaram em Israel, Rute foi trabalhar em campos de colheita de cevada, foi lá que conheceu um homem chamado Boaz, que ficou encantado com a doçura de Rute e com a história de amizade e companheirismo que ela tinha com sua sogra. 
Boaz ajudou a Rute e Noemi e mais tarde se casou com Rute. O primeiro filho do casal Rute e Boaz foi chamado de Obede, que nos depois se tornou avô do rei Davi.
Noemi ficou extremamente feliz pela nora, pois Deus a havia abençoado. A alegria pelo nascimento da criança foi tão grande que contagiou a todos, inclusive a vizinhança, as mulheres daquela região bendizeram o nome do Senhor, pelos grandes feitos realizados na vida daquelas mulheres.

"Então as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. Ele te será por restaurador da alma, e nutrirá a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos." Rute 4:14-15


------------------------*------------------------
Gente, eu me emociono toda vez que eu leio essa história, é muito amor, muita cumplicidade, muito companheirismo. Coisa que hoje em dia é difícil ver até mesmo em um relacionamento conjugal, quem dirá em nora e sogra. A sociedade dita um costume vergonhoso, que estimula certa "competição" entre pessoas que deveriam agir exatamente como Noemi e Rute. 
Não sei se todas vcs possuem relacionamentos bons com suas sogras, mas para aquelas que não cultivam esse laço de amizade, comece hoje a rever esse conceito, busque em Deus sabedoria para lidar com as situações adversas, mesmo que vc pense: "vc está falando isso porque não conhece aquela mulher"...
Ainda que ela não colabore, seja você a diferença. Faça a sua parte. Cultive amor e amizade e colherá bons frutos, assim como as personagens da história tiveram uma vida feliz, pois preferiram dar lugar ao amor. E mesmo que não seja com a sogra, seja amável com todos, sem distinção!
Deus foi benevolente com Rute, pois através de Noemi ela conheceu o amor do Todo poderoso, e foi influenciada a buscar um futuro melhor para as duas, já que sua sogra era velha e não tinha mais vigor para construir uma vida em uma nova terra. Através do empenho e dedicação de Rute, as duas foram abençoadas e tiveram um futuro lindo. Rute poderia ter feito como fez Orpa, mas ela preferiu dar lugar ao amor e seguir em frente com Noemi, no final o galardão de Rute foi enorme, pois o seu primogênito garantiu a ela um lugar na genealogia de Cristo.
Essa é a lição que fica, quando plantamos coisas boas, colhemos coisas boas. Quando espalhamos o amor para as pessoas que nos cercam, recebemos de volta todo esse amor.
Então, vamos todas (sogras, noras, esposas, mães, filhas, etc) cultivar o amor, espalhar a bondade e contagiar o mundo com um sorriso, atitudes como essas fazem toda a diferença e muitas vezes deixa o nosso dia mais bonito.

Um beijo, um abraço e um sorriso.
Ótima quarta-feira à todos!
Gisele Novaes.


8

8 comentários :

Carolina Santiago disse...

Essa é uma das histórias bíblicas que mais gosto também, mesmo sem nenhuma obrigação e sendo de povo diferente, Rute não abandonou Noemi.

Beijos!

http://carolinasantiago2803.blogspot.com.br/

Bell disse...

A sociedade taxa as sogras como cobras rs...
Piadas sem graça.
E o que acontece é que nem sempre a nora se aproxima da sogra, gerando assim um relacionamento superficial.
As mães precisam entender que qdo ganham uma nora ou genro, está add um novo membro. Ninguém vem pra roubar ninguém.
Essa mentalidade que precisa mudar.
Gosto tb da amizade das duas, e a bíblia tem muito a nós ensinar sobre fidelidade e amizades.

bjokas uma tarde de bençãos pra vc =)

Apenas Três Palavras disse...

Que lindooo, Gisa!
Essa passagem é muito bonita!
Olha, acho que dei sorte, pois a minha sogra é muito boa com as suas 3 noras. Ela tem seus defeitos, como eu e as cunhadas temos, mas é uma ótima pessoa, e desejo que Deus a abençoe sempre mais e mais :)
Bjão
Ari
www.apenastrespalavras.com.br

Fernanda Mouta Guaranha disse...

Eu AMO minha sogra, acho que vc acompanhou um pedaço da história dela né, devido a doença que agora ela tem, eu até fui pra casa dela ajudar, enfim, to longe de ser uma Rute, mas to em busca disso! Afinal ela gerou o grande amor da minha vida!


bjs

fernandamouta.blogspot.com

Graziele E Rafael disse...

Que passagem linda!!
O mundo coloca uma rótula entre noras e sogras que as vezes impedem de ter uma relação saudável... Buscar sempre melhorar, buscar sempre amar e perdoar... É isso que temos que fazer...Buscar ser como Rute...
Lindo, lindo, lindo trecho!!

Beijinhos!

http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

Giovana Souza disse...

Não tenho nada contra minha sogra...nunca me fez nada nem eu a ela
... A relação é super tranquila ...mais infelizmente a sociedade rotula a ogra como a víbora mais existe as excessoes e como vc mesmo disse as que n tem um bom relacionamento com elas que pratique a mudança... Alias n devemos esperar dos outros atitudes que nós mesmo podemos ter!

Nise disse...

Esta historia é linda...ja li ela mais de uma vez.
Eu agradeço mto pela sogra que Deus me deu...ela é um amor de pessoa
bjo

Lua vai Casar disse...

Eu e minha sogra temos um relacionamento muito tranquilo e transparente.
Acho isso super importante pelo bem da família, aprender a conviver é difícil, mas praticando o bem a gente consegue descobrir que o que importa é o amor.

Beijos

Postar um comentário